! Unificação Ortográfica do Português

Olá,

Li um post interessante no blog da Paula Barreto…

"O assunto hoje é o Acordo Ortográfico da língua portuguesa, que tem sido bastante comentado ultimamente. O Acordo Ortográfico foi assinado em dezembro de 1990 (17 anos atrás!), visando unificar a ortografia do português em todos os países de língua portuguesa. Para que o Acordo entre em vigor, é preciso que três país ratifiquem o acordo. Após a a ratificação por 3 países, o Acordo pode entrar em vigor nos países que assinaram o Acordo. Até o momento, Brasil, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe já ratificaram o Acordo e, "tecnicamente", as novas regras de ortografia já poderiam ser aplicadas nesses 3 países.

Mas e Portugal? Numa reunião da comissão para Definição da Política de Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Promoção da Língua Portuguesa (Colip) no dia 14 de setembro, o Brasil resolveu esperar Portugal, pois uma unificação ortográfica sem Portugal já nasceria desunida. “A gente quer marchar com Portugal. E não avançar sem ele”, afirmou o presidente da Colip e escritor Godofredo de Oliveira Neto.  

A novidade essa semana é que Portugal deve ratificar o Acordo até o final do ano (data não definida) e, segundo Isabel Pires de Lima, ministra da Cultura de Portugal, Portugal vai pedir um prazo de dez anos para que o país se adapte ao novo Acordo Ortográfico. No caso do Brasil, haverá um período de 2 anos de transição ortográfica.

Segundo especialistas, as modificações propostas devem alterar 1,6% do vocabulário de Portugal. No Brasil, a mudança prevista é de 0,45%.

A Microsoft aguarda ansiosamente uma definição sobre a entrada em vigência do Acordo para que possamos adaptar à nova grafia os produtos lançados para os mercados de língua portuguesa."

Fonte aqui.

Eduardo Petizme
MVP Windows Server System – ISA Server
Site: http://petizme.com
Blogs: http://blog.petizme.com ( English – USA | Portugues – Brasil)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: