! TV Digital – Esclareça duas dúvidas

Olá,

Vou tentar esclarecer melhor meus leitores sobre essa tecnologia que esta chegando (para poucos).

Para começar, você que tem sua TV em casa não se preocupe, você terá sinal analógico até 2016.

Se você é um pouco mais velho, você vai se lembrar dos problemas de sistema de cores que tivemos com video cassetes, cameras filmadoras, tv’s importadas… lembrou ? Tínhamos 2 sistemas de cores (principais), PAL-N e NTSC. E o que o Brasil fez? Decidiu criar um novo, PAL-M baseando-se no PAL-N. Ai foi aquele problema… agora eu pergunto? Porque não escolheram o mais usado ?!? Vai saber, no mínimo alguém saiu ganhando com essa história.

E com a TV digital ? Adivinha ? Brasil ! Estamos criando um novo!!! é verdade!!! Temos 3 tipos de tecnologia, americano, européia e japonesa e estamos criando uma nova baseada na japonesa. Imagine que estamos criando um novo software para o conversor… ou seja… os outros usam Windows e você vai usar o XYZ que você nunca ouviu falar… bom brincadeiras à parte utilizaremos um software chamado Ginga, criado pela universidade da Paraíba e pela PUC do RJ. Em função disso, que cuidados tomar ?!? Os conversores à venda estão já com esse software, porem sem suporte à interatividade (veja à seguir) e quando esse recurso estiver disponível você precisará fazer um upgrade no software do conversor e alguns fabricantes não permitirão… ou seja… você terá que comprar um conversor novo… que é o caso (atual) da Philips. Já a Sony (também o mais caro) promete atualização do software gratuitamente.

Outro ponto interessante da tecnologia japonesa será a possibilidade de assistir TV em dispositivos móveis, como MP4 players, celulares etc.

O que muda ?

  • imagem de alta definição para padrão Wide-Screen
  • som surround 5.1 (igual da maioria dos DVDs), você precisará de um Home-Theater
  • interatividade (imagine uma atriz da novela vendo uma revista, irá aparecer uma espécie de ícone em sua tela e você poderá selecionar (clicar) e ver mais informações… provavelmente ler a mesma matéria que ela e assinar a revista… agora imagine um ator usando um celular… esse mesmo ícone irá aparecer onde você poderá ver detalhes da configuração do aparelho e até mesmo comprar pela sua TV… imaginou ?!?) mas não agora… porque ? o sinal UHF é somente de recepção… você não pode enviar sinal para ele… mas como você vai ‘ver/comprar’ alguma coisa, se você precisa mandar informação que você quer ‘ver/comprar’? Você precisa da transmissão… e isso provavelmente será resolvido conectando seu conversor (ou TV) à sua linha telefonica…. ai os dados poderão ser transmitidos por xDSL ou até mesmo por uma ligação gratuita😉

Quem tem TV por assinatura não será afetado.

Agora em Dezembro 2007, o sinal digital será somente para São Paulo/Capital. No primeiro semestre de 2008 expandirá para RJ, BH e Brasilia, até 2011 para todas as capitais brasileiras e até 2013 para todas cidades onde hoje já possui sinal analógico e até 2016 os dois sistemas permanecerão no ar (literalmente). Após 2016 você terá que comprar um conversor (set up box) de baixa definição para continuar vendo tv.

O sinal será transmitido via ar em UHF, ou seja, você precisa ter essa antena. Se já sintoniza MTV, Shoptour e outros, provavelmente você já recebe sinal UHF.

Cada emissora (Globo, SBT, Record, Band etc) terá alguns canais adicionais em UHF, exclusivo para transmissão em alta definição (um para Full HD, um para dispositivos móveis, um ou dois para digital no formato padrão).

HDTV = High Definition TV = TV de Alta Definição

Quando você estiver assistindo uma emissora e o programa for compatível com HDTV, provavelmente a emissora irá lhe avisar colocando um símbolo ou passando de tempos em tempos, exemplo do SAP (em filmes), Closed Caption (Noticiários). Então fique ligado, pois nesse momento você deve sintonizar o novo canal !!!

Hoje existe dois tipos de conversores disponíveis no mercado, um de alta definição (para quem já tem TV de alta definição, Plama ou LCD) e outro de baixa definição, para quem tem tv convencional (tubo).

Se você já tem uma tv de plama ou lcd, é muito provável que ela não seja compatível com a tv digital, você precisará sim comprar o conversor de alta definição. Esclareça essa dúvida no SAC do seu televisor.

Se você for comprar uma tv de plasma ou lcd, de preferência já compre uma com conversor interno. Assim você não tem gastos extras.

O que você precisa:

TV Atual Antena Atual Igual
Convencional (Tubo)
Tela 4:3
VHF Não compre conversor, pois você ganhará muito pouco com isso
Alta Definição (Plasma/LCD)
Tela 16:9
VHF Compre e instale uma antena UHF
Compre e instale conversor de alta definição
Não tem Não Tem Compre e instale antena UHF
Compre TV de alta definição já com conversor interno.

Bom, em resumo… o preço dos conversores estão muito caros de R$ 800 à R$ 1200… o governo deve isentar alguns impostos para que abaixe o preço (idem PC para todos) e/ou vai permitir importação à custos mais acessíveis, forçando o mercado abaixo os preços dos nacionais.

Mesmo tendo uma TV de alta definição em casa, não vou entrar agora… mesmo porque só alguns programas serão transmitidos em alta definição, assisto praticamente somente noticiários, a imagem está boa e vou esperar o preço cair do ‘Set Top Box’.

Espero ter ajudado esclarecer um pouco mais sobre essa nova ERA.

Parte da fonte foi o PubliMetro de 30/11.

[]’s

Eduardo Petizme
MVP Windows Server System – ISA Server
Site: http://petizme.com
Blogs: http://blog.petizme.com ( USA | BRA )

2 Respostas

  1. Wan Moshou game, to (wow power leveling) site to buy the cheapest gold coins! To (wow gold) for the best Dailian upgrade!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: