! Colaboração exige mudança na postura dos departamentos de TI

Olá,

Matéria muito interessante da CIO Mag., com esses +5 anos de experiência em gestão de TI, dá para ver que esse modelo de trabalho é melhor do que o antigo. Tenho adotado essa prática desde 2007 e tem correspondido as expectativas. A diferença está em como você conduz isso.

Os ítens 1 e 2 que destaco abaixo não são mais realidades na minha gestão e o ítem 3 é uma alternativa adotada para poder “fazer mais com menos” (lembram desse slogan ??? rs.. é, uso ele até hoje). Com isso, essa mudança proposta já está em “execução” (running) desde 2007 (e que uptime!)

Qualquer semelhança com o programa MVP não é coincidência. Me tornei MVP em 2007, atuo na comunidade desde 2004, e a idéia de colaboração MOTIVA as pessoas, elas se sentem e SÃO mais úteis, e como gestor aproveito essa auto-estima para que as pessoas se sintam bem no local e com o trabalho mas também para entrega de resultados.

Você que coordena, gerencia, é um adm. de redes, analista de infra ou até mesmo um auxiliar, pensem à respeito e leiam a matéria completa.

da CIO:

“Mais de 80% dos pesquisados pelo estudo, patrocinado pela Avanade, disseram que a colaboração representa uma chave para o sucesso dos negócios nesse novo ambiente econômico. Cerca de 75% deles informaram ainda que planejam melhorar as ferramentas de comunicação no próximo ano, para suportar e incentivar os ambientes colaborativos.

(1) Se o cenário exigirá da TI ferramentas e sistemas voltados a contribuir com a criação de ambientes colaborativos, por outro lado, obrigará a uma mudança de postura dos profissionais que atuam nos departamentos de tecnologia. “Essas pessoas carregam o estigma de não serem particularmente colaborativas”, avalia Jeffery Hammond, analista da consultoria Forrester Research, que preparou um estudo sobre como desenvolver equipes de alta performance.

(2) “Muitos departamentos de TI não valorizam a colaboração pelo fato de operarem no modelo tradicional de comando e controle”, analisa Hammond, que completa: “Como resultado, desestimulam o trabalho colaborativo e, mais importante, não valorizam a criatividade.”

(3) Uma situação que, na visão do especialista, pode se tornar um problema, em especial nesse momento, no qual a colaboração tem se tornado uma questão imperativa para as corporações. Ao mesmo tempo, ele aponta que uma postura colaborativa pode ser valiosa para os departamentos de TI, que contam hoje com um número restrito de profissionais e precisam buscar ideias criativas para solucionar as questões de negócio, “sem ter de reiventar a roda”.

A boa notícia, segundo Hammond, é que os funcionários da TI podem ser tão criativos e colaborativos quanto qualquer outro profissional. Um estudo realizado, em 2009, pela Forrester com desenvolvedores, descobriu que metade deles escreve seus códigos fora do trabalho e cerca de 20% participam de projetos de open source (código aberto). “Esse é um sinal de que essas pessoas estão interessadas em colaboração”, aponta. …”

Fonte: http://cio.uol.com.br/gestao/2010/09/22/colaboracao-exige-mudanca-na-postura-dos-departamentos-de-ti/

Eduardo Petizme.com
Microsoft MVP – Most Valuable Professional
MCSA Security | MCITP | MCT
Blogs:
http://blog.petizme.com ( USA | BRA )
Twitter:
http://twitter.com/petizme

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: